segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MEIO AMBIENTE E SAÚDE AUDITIVA

A poluição Sonora já virou epidemia há tempos!Ouvir música alta (MP3, o som das baladas), os barulhos de caminhões, motos, metrôs e a gritaria do dia-a-dia faz com que a pessoa perca a audição aos poucos.
Para tornar o ambiente mais saudável foi instituído o PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO (resolução CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente- nº 2, de 08/03/90)considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população.


MAS O QUE É POLUIÇÂO SONORA?

É o conjunto de todos os ruídos provenientes de uma ou mais fontes sonoras, manifestados ao mesmo tempo num ambiente; causando efeitos negativos à saúde e bem estar da população.


É importante saber que poluição sonora não é um mero desconforto acústico. O ruído passou a ser, atualmente, um dos principais problemas ambientais dos grandes centros urbanos, e dessa forma, uma preocupação com a saúde pública.

CONSEQUÊNCIAS


Perder a audição é apenas uma das consequências da poluição sonora. Inumeros outros problemas afetam a saúde da pessoa como a redução da capacidade de comunicação e de memorização, perda ou diminuição da audição e do sono, envelhecimento prematuro; muitas das consequencias acontecem sem que a pessoa se dê conta.


A poluição sonora passou a ser considerado pela OMS uma das três prioridades ecológicas para a próxima década.



POLUIÇÃO SONORA É COISA SÉRIA! CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE, CUIDAMOS TAMBÉM DA SAÚDE AUDITIVA!!!

Entre em contato com as Fonoaudiólogas :

Regina Akamine CRFa 17148 - Telefone: (19) 8112-4729

Sílvia O. Morais CRFa 17305 - Telefone: (19) 9228-7299

Nenhum comentário:

Postar um comentário